O Festival

O Festival da Jabuticaba de Sabará

A terra da jabuticaba ganhou o festival em 1987, idealizado pela prefeitura, em parceria com empresas locais e os moradores. Atualmente, é o maior evento da cidade. O festival é dedicado à produção e venda da jabuticaba, dos derivados da fruta, bem como a inserção dos produtos como ingredientes na gastronomia local. Como incentivo, existe uma lei em Sabará que oferece descontos nos impostos territoriais para quem preserva uma jabuticabeira no quintal de casa. Com o intuito de preservar o produto local, incentivar o consumo e promover a venda, o evento se mantém até hoje sendo parte da rotina da cidade.
Hoje, integrado ao roteiro “Entre Trilhas, Aromas e Sabores”, do Circuito do Ouro, o evento assumiu a responsabilidade de estimular a economia criativa e fomentar a economia local a partir da gastronomia. Com a população da cidade em número dobrado, o evento tem opções para todas as idades.
O Festival da Jabuticaba atrai não somente apaixonados pelo sabor da fruta, profissionais de gastronomia e turistas, como também funciona como importante motor da economia criativa e culinária local, preservando a história da cidade e seus costumes.
Já passaram pelo festival renomados chefs como Ivo Faria (Vechio Sogno), Edson Puiati (UNA), Flavio Trombino (Xapuri), Luciano Avellar (Senac), Juliano Caldeira (Rima dos Sabores), Rosilene Campolina (UNA) e Léo Paixão, considerado o melhor chef de cozinha de 2021.
O Festival da Jabuticaba de Sabará é uma realização da Prefeitura Municipal de Sabará, com produção da Associação de Produtores de Derivados de Jabuticaba de Sabará – Asprodejas e apoio da Emater-MG.
Saboreie as delícias desse tradicional festival gastronômico e cultural. A entrada e os atrativos culturais são gratuitos.

Visitantes por aqui, em Sabará

Para quem deseja visitar a cidade no período do evento, planejar a viagem com um pouco de antecedência pode aliviar os problemas causados pelo trânsito na chegada à cidade, tal como disponibilidade de hospedagem e atividades ao longo do dia.
O ideal é optar pelos transportes compartilhados saindo de Belo Horizonte, como caronas e ônibus fretados. A cidade tem bastante variedade de pousadas e hotéis e ainda é possível encontrar acomodações locais compartilhadas por preços mais acessíveis.

Descubra Sabará

O Cortejo da Guarda de Marujos é bem tradicional na cidade e geralmente acontece como abertura do festival, dando boas-vindas aos visitantes de forma animada e muito bonita. Ao longo das tardes acontecem apresentações de poesia e shows musicais, de dança e teatro.
Para quem gosta de se aprofundar na cultura local, existem casarões históricos preservados que contam parte da construção da cidade. O Museu do Ouro, com mais de 60 anos de existência, exibe peças raras do período colonial.
Por estar bem próxima da capital de Minas Gerais, vale a pena criar um roteiro que consiga aproveitar as delícias do festival, aproveitando para visitar locais históricos, assim como passeios pela natureza privilegiada da região.